Powered By Blogger

21 de janeiro de 2011

A humanidade e suas tragédias...

O assunto do momento é a tragédia que destruiu a Região Serrana do Rio de Janeiro. Noticiários exploram ao máximo o tema, apresentando e representando as imagens da devastação da chuva e mais uma vez, uma enxurrada de reportagens inunda a nossa TV com os problemas da desmedida produtividade humana, do aquecimento global e do nosso provável e apocalíptico futuro.
Então me pergunto, e daí? 
Insensível? Não! Saturada... Tamanha é a discaração com que são tratados os problemas e, sinceramente, não tenho mais estômago pra acompanhar "a maior tragédia da história brasileira"!
De um lado, os governos que atrevidamente se mostram surpresos com o desastre, demonstrando indignação diante da "fatalidade", mas sem o compromisso de realmente solucionar o problema. De outro, tem o povo, que insiste em habitar as tais áreas de risco, mas espera um pouco, esta região não era referência de polo turístico brasileiro?
Como se permite estabelecer polos turísticos em uma região que, segundo  mapeamentos e estudos e etc e tal, corre o risco de ruir, tal qual aconteceu? Ouvi dizer que a condenação do lugar já estava prevista e agora também pergunto, e aí? Por que nenhuma medida foi tomada de modo prevenir a catástrofe?
Te digo, dinheiro!
Aqui no Brasil ainda se pratica a política colonialista... É... Aquela que só se preocupa em explorar, lembra?
O ser humano é moeda de muito pouco valor no mercado, morreram quase mil, mas outros mil nascerão,   graças a nossa precária educação de planejamento familiar!!! 
Somos mercadoria barata e de fácil aquisição e que mais importa é que continuemos subjugados ao sistema!
Papo comunista? Talvez... quem não tem latente em si o ideal de justiça e igualdade? 
Então,  viva o mundo capitalista! Da informação e da tecnologia! Que neste caso não serviram pra nada! 
E pra encerrar a conversa, de onde vem essa eufórica, desenfreada e avassaladora solidariedade que só se manifesta nos momentos críticos? E graças a Deus ainda nos manifestamos, mesmo que seja só no calor da emoção, mas sou tentada a refletir: Vítimas existem em todo Brasil, morrendo de fome, vítimas de violência, desabrigadas por enchentes, queimadas, o ano inteiro, há décadas! Por que é que só quando os dramas viram tragédias e que resolvemos nos manifestar? Cabe dizer que existem muitos voluntários do bem que rotineiramente trabalham para amenizar dores, seria injusto não mencioná-los, mas a massa, o grande povo,  "só dá as caras" na catarse da catastrofe! Aqui em São Paulo existem várias áreas de risco... É o que dizem os estudos e não há vestígios de comoção... Ainda! 

  

Um comentário:

  1. Adorei teu texto, menina. Matou a cobra e mostrou o pau.! É das minhas e já está no meu Blogroll ;)
    Kisses =*
    Anny

    ResponderExcluir