Powered By Blogger

21 de janeiro de 2011

Cada Macaco no seu Galho...


Cesare Battisti é antigo membro dos Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), grupo armado de extrema esquerda, ativo na Itália no fim dos anos 70, período marcado por ataques terroristas de organizações de extrema direita e esquerda.
Em 87 foi condenado pela justiça italiana à prisão perpétua pela autoria de quatro homicídios atribuídos aos PAC. Na Itália é considerado terrorista. 
Fugiu para o Brasil e em 2009 o STF autorizou a extradição, mas definiu que a decisão final caberia ao presidente.
Battisti permaneceu preso em Brasília até Dezembro de 2010. 
No dia 31 de Dezembro de 2010, por meio de uma nota, o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, divulgou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não concedeu a extradição do ex-militante italiano. 
Então pergunto, por quê? 
Por que o Brasil tem interesse em mantê-lo aqui? 
A explicação dada é que Battisti sofre risco de perseguição política caso cumpra sua pena em território Italiano, mas e dai? 
O que é que o Brasil tem com isso? 
Sei que estão envolvidas questões diplomáticas, políticas, econômicas, mas "cada macaco no seu galho..." 
Se a Itália quer o seu preso de volta, devolvam o tal Battisti... 
Já não temos presos de mais para cuidar aqui no Brasil?  
Enquanto isso, o nosso Sistema Prisional  é uma vergonha... 
Corrupção e facções criminosas crescendo dentro e fora dos presídios e cadeias, falta de estrutura, superlotação... Leis vigorosas para uns e flexíveis para outros, como o caso do médico Roger Abdelmassih, que pegou 278 anos por ter abusado de pacientes de sua clínica de reprodução e que até agora só tem dado "um chapéu" na justiça brasileira. 
Dá um certo incomodo essa mania do Brasil ficar se metendo nos assuntos dos presos alheios, visto que também deu o seu "pitaco" no caso da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani condenada à morte. 
Por que que se meter nas regras, costumes, tradições e leis dos outros países? Se Battisti e Sakinet tem o direito a liberdade e a vida não somos nós que vamos deliberar... Para isso temos a ONU, por meio dela podemos e devemos manifestar nossa indignação e repúdio contra sistemas arbitrários e desumanos que ainda regem vários países. 
Não dá pra ficar criando "caso" mundo a fora só para mostrar o quanto somos um país "humano"... 
Mas será que somos tão humanos assim?
O fato é que temos problemas nacionais que necessitam de toda atenção  por parte de nossas autoridades! Desculpe-me, mas não posso me calar... 
     

Um comentário: